Daily Miracle 16/365


Hoje de manhã ao levar a Francisca à escola, encontramos a sua professora pelo caminho que logo disse 'Parabéns Francisca! Estás no quadro...' enquanto hesita na palavra eu orgulhosa avanço 'de honra?!' enquanto rasgo um sorriso orgulhoso que quem é mãe reconhece. Mas a professora interrompe e diz 'Não, no quadro dos heróis do dia! Ontem a Francisca impediu que a D caísse  e se magoasse a sério!'. A Francisca que caminhava à frente e ouvia bem a conversa, nem se virou. No fim antes de nos despedirmos sorriu envergonhada. 

Como todas as mães, eu impulsiono e incentivo a ter boas notas, a estudar. É boa aluna, mas nunca esteve no quadro de honra. Também para ser franca, nunca me importou muito desde que tivesse boas notas e que gostasse de estudar, ler, procurar respostas. Enfim, que se importe pela escola. Mas houve sempre uma coisa que sempre me encheu de orgulho: as inúmeras notas escritas pelas várias professoras desde a creche nas fichas de avaliação 'é muito equilibrada, amiga do outro e tem muita empatia.' Estes traços de carácter, são de facto para mim factores essenciais para que venha a ser uma boa pessoa, uma boa cidadã, uma pessoa feliz. 

Mas a humildade com que lidou com a situação, foi para mim uma lição, tivesse sido eu na sua idade teria sem dúvida colocado as 'bocas no mundo', já que não havia facebook na altura e se houvesse a minha mãe não me deixaria ter...! Mas Ela, Ela não é assim. É uma versão melhorada de mim mesma, mais evoluída espiritualmente naturalmente e comprovei-o ao ouvi-la a relatar-me finalmente como tudo aconteceu. 'Mae a D (que é uma menina com necessidades especiais),de vez em quando tem uns ataques que a fazem cair ao chão. Eu disse ao R que ela ia ter um ataque porque estava a fixar muito um ponto e quando estava para cair eu agarrei-a.'. 

Sem grandes alaridos, fez o que achou que devia. Nada de especial, só o que tinha que fazer e não achou assim tão importante porque nem me contou inclusivé que no final alguém lá na escola a agradeceu chamando-a de 'heroína do dia'. 

Sónia Pereira de Figueiredo

Sónia is the founder and writer of Amniotico- Parenting, Travel and Tales. She began this blog in 2005 with two posts about parenting, the year she had daughter Francisca. Then life happened. Now since 2014 with a whole new focus on Parenting and Travel. Sonia is also an international Human Rights and Elections expert and as such has worked with the United Nations and European Union in many parts of the globe, including conflict and war torn countries while being a single mom!

No comments:

Post a Comment